sábado, 15 de agosto de 2009

CECI

Primeiramente eu gostaria de pedir desculpas! Estou sem tempo de passar nos blogs que normalmente leio e eu fico tão agoniada quando vejo as atualizações e a falta de tempo para ler. Eu fico aqui morrendo de vontade (virou um vício - risos) de ver os posts, de comentar... Ai que tortura! Minha faculdade ta me tirando o couro, mas vou ler com calma e com muito carinho ainda essa semana!

Novidades! Fiz minha inscrição no CECI (Centro de Cidadania) no qual eu vou dar aulas para adolescentes carentes de escolas públicas. Estou tão empolgada!

Já foi decidido que vou dar um curso de 5 dias com mais cinco participantes no meu grupo. O tema será "bullying" e achei maravilhoso poder falar sobre isso. Fiquei espantada com a quantidade de informações e possibilidades que poderemos fazer com este tema que é algo que ocorre muito nas escolas independentemente se for pública ou privada.

No início eu queria poder falar sobre meio ambiente e sustentabilidade, mas acho bullying igualmente interessante e algo mais próximo desses adolescentes. Percebi nesse meio tempo que muita gente não sabe o que é o bullying: minha mãe, por exemplo, não sabia e ela é uma professora universitária.

A culpa não é dela. O bullying é um tema que surgiu recentemente e que também foi nomeado recentemente. Nem sequer temos uma tradução própria para essa palavra em português.

O ato de violência física ou psicológica contra uma pessoa pode ser chamado de bullying. Bully significa com algo próximo de "valentão" e bullying o ato de intimidação.

Quem nunca sofreu com o bullying que atire a primeira pedra! Um apelido pejorativo quando criança, um insolamento proposital dos coleguinhas ou difamação.

O bullying pode apresentar-se como uma brincadeira de mal gosto sem muitas consequências, mas não é bem assim. A vítima do bullying pode sofrer traumas que vão durar para sempre ou até cometer atos extremos como o "bullycídio" ou atos de revolta como aquele visto na escola de Columbine nos Estados Unidos.

Já estabelecemos o esquema de aulas e segunda vamos começar a dividir o trabalho. No momento estamos só na fase das pesquisas. Em alguns dias de apresentação também seremos avaliados por uma banca examinadora e, com isso, concorreremos ao prêmio jurídico Adroaldo Leão além das 40 horas de atividades extra-curriculares (risos). Torçam por mim!

4 comentários:

  1. Ahhhh querida!!! Estava com muuuita saudade de vc! Mas vc está com o tempo tomado por causas nobres, então está perdoada pelo sumiço!!
    Que coisa mais legal vc vai fazer! Meu filho teve alguns problemas na escola e vc tem toda razão em dizer que isto acontece sem discriminação de classe social. Pago uma fortuna na escola do Léo, e isso não me trouxe tranquilidade. Tive que ficar "em cima" da direção pedagógica, pq o que pode ser apenas uma brincadeira sem consequências, pode criar problemas sérios na auto estima das crianças. Além do que, descobri assombrada, que crianças sabem ser muito cruéis...
    Boa sorte, bom trabalho e muitos beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana.

    Adorei o tema que você escolheu. O termo é recente mas o problema existe há muitos anos. Na escola onde estudei isso existi demais. Era muito difícil.

    Boa sorte.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  3. que legal, meu! bacana sua iniciativa.
    Eu tb nao sabia o que é bullyng (shame on me) e agora aprendi.
    boa sorte com as horas, I'll cross my fingers.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Alê, com certeza vc tem toda a razão em se preocupar. Crianças, com certeza, sabem ser muito crueis e as consequências do bullying são reais tanto para a vítima quanto para o praticante (que obviamente precisa de ajuda).
    Seu filho tem sorte de ter uma mãe coruja como vc. Muitas vezes o bullying passa desapercebido e é aí que está o perigo. Obrigada pelo boa sorte fofa! :D

    Elvira que bom que vc gostou do tema. Também adorei quando peguei! Nossa... As escolas, realmente, é onde mais ocorrem a prática de bullying. Imagino que realmente tenha sido difícil. :/
    Obrigada pelo boa sorte!

    Ana! Iai, xará? Nada disso de shame on you, mocinha! Muita gente não sabe o que é o bullying, por isso, também, fiquei mó feliz quando ficamos com este tema! É um termo muito atual e ainda pouco divulgado aqui no Brasil, infelizmente. Por isso que muita gente não leva a sério a prática de bullying. Obrigada pelo boa sorte. As horas já estão garantidas, estamos concorrendo mesmo é o prêmio! Hehe, obrigada flor :P

    ResponderExcluir