domingo, 2 de agosto de 2009

Ajudar é sempre muito bom

Eu estava no computador (cheia de coisas pra fazer, diga-se de passagem) mas a tentação foi grande demais e li o post da Lola (que sempre traz questões muito interessantes para debate e eu adoro participar!) sobre a Semana Mundial da Amamentação.

Nunca antes havia tido consciência sobre o assunto. A mídia não faz muita questão de falar sobre isso e eu me senti tocada ao ler e tomar conhecimento. E, agora, estou orgulhosamente participando da Postagem Coletiva sobre a Semana Mundial da Amamentação. Começou no dia 1 e vai até o dia 7 de Agosto.

Quem está organizando é a Denise pelo terceiro ano consecutivo. Lendo o post da Lola eu pude também conhecer este outro blog maravilhoso! A Denise foi a primeira responsável pela coordenação da Semana Mundial da Amamentação no Brasil em 93 e depois ela coordenou o evento, internacionalmente, entre 97 e 99. Nossa! Fiquei besta e admirada quando li tudo isso no blog dela.

A iniciativa está sendo um sucesso! E eu não preciso dizer a importância da Campanha. O aleitamento materno é o ato mais importante para um bebê em formação e nesses momentos de crise e desastres ambientais ele faz a diferença. Nada substitui o leite materno e isso é fato. Proteger as nossas crianças é um dever de todos.

O tema deste ano é "Amamentação: Segurança alimentar nas Emergências". Para saber mais eu recomendo dar uma passadinha no blog da Denise ou no site.

Outra questão que a Lola colocou e que eu concordo em todos os sentidos foi sobre a Lei Maria da Penha. Todos sabem do absurdo que é bater numa mulher. Alguns pensam que ainda vivemos numa sociedade patriarcal, que o homem manda e a mulher obedece. Alguns até chegam a pensar que bater na mulher é "normal".

Não, não é normal. É uma violência e uma dor que deve machucar além do corpo físico. Uma humilhação. Os filhos assistem impassíveis, choram e se traumatizam (e só Deus sabe o quê ou como se tornará uma criança dessas). E eis que uma pequena esperança de fazer justiça surge com a Lei Maria da Penha.

O absurdo é que vem agora: a Lei não tem sido aplicada da forma que deveria. E alguns juízes (homens, obviamente) com a mentalidade retrógrada (pra não dizer outra coisa) estão contrários a Lei!

Existe uma petição para que a Lei Maria da Penha seja de fato cumprida. Leia e assine aqui a petição. Sua participação é importante e vamos dar um basta bem grande nessa situação.

Bom, eu sou ativista ambiental. Participei de algumas ONG's quando ainda estava no Colégio. Agora, infelizmente, não tenho participado e sinto muita falta daqueles tempos. A minha faculdade tem um programa de instrução para escolas carentes que vou me inscrever segunda-feira e chama-se CECI (Centro de Cidadania) e provavelmente (ainda não tenho certeza absoluta) farei um curso para essas crianças sobre o Meio Ambiente e a importância de conservá-lo.

Lá na Lola eu vi que está tendo outra petição e dessa vez é da Greenpeace para que os principais líderes mundiais participem pessoalmente da COP-15. Sabia do COP-15, mas não sabia mais uma vez sobre essa petição. Minha nossa, me senti tão desinformada do mundo! (risos)

Para quem não sabe o COP-15 é uma conferência da ONU que vai ter na cidade de Copenhagen na Dinamarca do dia 7 ao dia 18 de Dezembro sobre as mudanças climáticas que estão tendo no mundo afora. As geleiras eternas estão derretendo é só ver as fotos, mas exitem pessoas que simplesmente não querem enxergar. É assustador, mas temos que ver a realidade de frente.

Quando assisti ao documentário "Uma Verdade Inconveniente" não vou mentir que fiquei extremamente assustada, mas a vontade de fazer alguma coisa foi maior ainda. Ficar parado não dá. Pelo menos vamos assinar a petição, gente. É rapinho.

É possível fazer a diferença é só não se acomodar. E, mais uma vez, valeu Lola pelo post!

4 comentários:

  1. Muuuuitas coisas importantes neste post!!!
    Sou fã do aleitamento materno e onde trabalho, fazemos grupos com as gestantes e em todas as 3 palestras que elas participam é discutido sobre o aleitamento....além do que o pediatra e as enfermeiras falam, quando o cirurgião-dentista faz sua palestra, ele fala do crescimento facial, do desenvolvimento do aparelho estomatognático, que so ocorre corretamente se for estimulado pelo aleitamento.
    Já sobre violência doméstica, fazemos um trabalho no município junto com a fundação Avon e desta parceria, entre outros frutos, conseguimos proporcionar capacitação para os profissionais da rede, além de promover o "I Pacifica", que foi um fórum municipal onde o poder público, os trabalhadores de saúde e os munícipes discutiram como juntos podemos trabalhar a questão da violência.
    Seu post tem uma pauta muito importante, mostrando que todos nós temos nosso papel na sociedade.
    Um beijo :)

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha lido o post da Lola e também gostei bastante. A sua iniciativa tb é bacana em espalhar isso. Agora, eu fiquei com um sentimento primitivo sobre o seu texto: a inveja!!! Vc colocou os links sobre as palavras do jeito que eu não sei fazer e váááárias vezes, rs
    Um dia eu aprendo, rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olha, vc me ajudou e para retribuir a gentileza, coloquei um agradecimento público para vc lá no final do meu texto, com hiperlink e tudo! rs
    Valeu!Beijos

    ResponderExcluir