sábado, 29 de agosto de 2009

A Montanha e o Rio

Estive com sorte ao finalizar a leitura de um livro encantador nessas férias de Junho e Julho. Eu o tinha visto na livraria e a capa me chamou a atenção. Comecei, então, a folheá-lo e fiquei encantada: tive que comprá-lo!

Não me decepcionei de forma alguma. O livro é fascinante e o autor, Da Chen, o faz fluir de uma maneira incrível. Quando me dei conta não conseguia fazer outra coisa senão acordar e pegá-lo logo para ler. Fui até tachada de antisocial pela minha família por causa desse livro (risos).

"A Montanha e o Rio" se desenrola na China dos anos 60 e a história é contada pela perspectiva de dois irmãos: Tan e Shento. Em cada capítulo ou Tan ou Shento conta a sua versão da história que vai evoluindo através dos anos e da maturidade dos irmãos.

Filhos do mesmo pai e de mães diferentes: Tan é o filho primogênito do grande general Ding Long e de uma pianista; uma linda mulher vinda de uma família também muito influente. Shento, por sua vez, é bastardo e filho de um relacionamento cladestino de Ding Long com uma bela camponesa.

A história começa logo pela perspectiva de Shento contando sobre as dificuldades de seu nascimento e da rejeição que marcou sua vida quando ainda nem sequer havia vindo ao mundo.

O mais interessante, porém, é que o romance tem como cenário os tempos de ditadura de Mao Tsé Tung e conta com uma riqueza de detalhes todas as injustiças, a pobreza e a falsa planificação de um governo comunista violento e repressor. Também relata a queda do governo Mao, a ascenção de outro presidente, Heng Tu, e a mudança na economia que lentamente passava a se abrir para o mundo enquanto o lado social e político ainda eram severamente mantidos em rédeas curtas.

A mistura da ficção, da realidade histórica, do romance e da dor de dois irmãos atingidos por um modelo político impiedoso e sutil me mantiveram cativa do livro até o final. É impossível criar um único vínculo com Shento ou com Tan. Os dois sofrem de maneiras diferentes e acabam se apaixonando por uma mesma mulher: Sumi.

Sumi é dona de uns poucos capítulos no livro e também relata neles a sua perspectiva da situação, a sua confusão emocional e moral, além da luta silenciosa que ela trava contra o governo comunista chinês...

Enquanto a história se desenvolve, cada personagem envereda por caminhos diferentes. Caminhos, entretanto, que levam a uma encruzilhada em que cada um deles terá que se deparar um com o outro.

O autor pesquisou muito o contexto histórico para criar um romance realista e ele conseguiu. O romance ganha vida através de seus personagens e dos detalhes que o autor faz questão de realçar. Só posso dizer que este foi, com certeza, um dos melhores livros que já li.

"Apaixonada por dois irmãos! Eu amaldiçoava o meu próprio destino, as três facas cravadas nele. Quem eu deveria escolher? Shento, com sua crueza da gente das montanhas e sua sede desesperada? Ou Tan, com o coração amoroso que tranquilizava minha mente, sem deixar espaço para a mágoa e a solidão, fazendo com que eu não precisasse de mais nada? Um morreria por mim. O outro não viveria sem mim". - Sumi

7 comentários:

  1. Oi Ana.

    Não conheço esse livro mas já o vi em uma livraria. Engraçado ... A capa não me chamou a atenção mas a sua resenha sim.
    Vou procurar.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  2. Romances históricos são a sua cara, Ana! (;

    Bons livros, baseados numa pesquisa sólida e que passam alguma coisa interessante - mesmo quando são trabalhos descontraídos e feitos para divertir - são uma das coisas melhores da vida, creio eu...

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!!!
    Eu consegui garimpar este livro no Trocando Livros e ele chegou a semana passada! Sabe que tudo começou com um comentário em meu blog (não lembro mais de quem) de alguém que dizia não conseguir ler mais nada, pq depois que leu este livro tinha gostado tanto que nenhum mais conseguia o interessar (na verdade, um baita desculpa de qum não gosta de ler!)Mas fiquei com a frase na cabeça.....quando pintou no Trocando livros, não tive dúvida, pedi rapidinho!!!
    O livro chegou novinho , está na minha fila de leituras e sua resenha ficou tão interessante, que o livro acaba de ganhar algumas posições na fila!!!!!!
    Bj grande,
    Alê

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu blog...um espaço super rico.

    Vou te linkar aos meus favoritos, para poder voltar outras vezes.


    abraços

    Hugo

    ResponderExcluir
  5. Gosteei..
    Já via a capa do livro rondando por livrarias.. parece ser interessante, principalmente o fato de ser narrado por dois irmãos totalmente diferentes e com suas vidas entrelaçadas..
    gostei =D

    bjoos

    ResponderExcluir
  6. Estes livros relacionados à China são fantásticos.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  7. Eu amei este livro! Carrego comigo esta história e estes personagens fantásticos!

    ResponderExcluir