terça-feira, 1 de maio de 2012

Sabina Spielrein

Onde eu estive durante todo este tempo que eu nunca tinha ouvido falar de uma mulher tão extraordinária? Eu fui assistir o filme "Um Método Perigoso" tendo em mente observar dois grandes ícones da psicanálise como Jung e Freud divergindo entre si, mas fui tomada de surpresa ao me deparar com Sabina. Ela tomou minha atenção durante todo o filme e com o passar do tempo, apesar das discussões acaloradas entre Freud e Jung, foi ela quem roubou a cena para si.

Ela me lembra um pouco um dos personagens de Almodóvar. Uma compilação de anjo e demônio, de força e sensibilidade, feminilidade e masculinidade. Você a vê destroçada e mentalmente perturbada para, logo em seguida, mostrar a força e a inteligência que possui.

Ela foi, certamente, uma mulher muito a frente de seu tempo e se tornou uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo. Acredito, que por ter sido morta pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial, ela não pôde fazer história como Jung ou Freud.

Mesmo assim, durante o período em que ainda esteve viva e ativa na psicanálise, ela pôs em prática algumas de suas ideias. Ela, em 1923, criou um jardim de infância em Moscou, na então União Soviética, sendo todas as paredes e as mobílias de cor branca, o que deu o apelido ao lugar de Berçário Branco. A instituição tinha como principal finalidade o rápido amadurecimento crítico e analítico das crianças. O Berçário Branco foi fechado três anos depois por autoridades soviéticas sob a justificativa de que o local provia práticas de perversões sexuais para as crianças. Uma curiosidade muito interessante foi que o próprio Stalin matriculou seu filho,Vassili, neste lugar, mas com um nome falso.

Essas informações que eu citei acima não aparecem no filme, diga-se de passagem. O foco é na relação perturbadora de Sabina e Jung e o quanto isso afetou a vida dos dois, bem como a relação divergente entre Freud e Jung tendo Sabina no meio dela.

Infelizmente, Sabina não escreveu seu nome na história e esteve apagada até então. Sendo, apenas, um nome na lista de pacientes de Freud e uma paciente com quem Jung estabeceleu uma relação afetiva durante um certo período de tempo. Aqui, em "Um Método Perigoso", ela renasce e mostra ao mundo quem de fato ela foi.

Um comentário: