segunda-feira, 1 de março de 2010

Observando o céu

Era um belo dia de sábado. Estava sentada na varanda e comecei a olhar curiosamente as nuvens brancas. Os pensamentos voaram para longe enquanto eu fazia uma retrospectiva da minha vida, das minhas aspirações e sobre a interrogação do meu futuro.

Abracei minhas pernas de encontro ao peito e fechei meus olhos totalmente absorta. Me perguntava como seria daqui pra frente. Quais seriam as dores, as alegrias, as derrotas e os ganhos que eu teria? Como eu reagiria?

O princípio da vida é saber se erguer sem pompa e tratar bem os semelhantes, ou seja, saber ser humilde.

"O mundo dá voltas". - Meus pais sempre diziam. - "Hoje você pode estar por cima, mas o amanhã é uma incógnita. Você precisa se cercar de pessoas boas".

O problema desse conselho é saber quem são as pessoas boas. O sorriso de alguém pode ser uma máscara. Além disso, temos a tendência natural de achar que o outro pensa como nós - nos espelhamos no outro. E, meu deus, como isso é perigoso...

E quanto ao amor? Como reagir diante desse sentimento tão ambíguo e paradoxal? Nos enganamos tanto com nós mesmo - os sentimentos se confundem. Imagine, então, com o outro?

Paixão e amor... Como defini-los desde o início com a razão e não com a emoção?

Tantas dúvidas, mas apenas uma certeza: A de viver plenamente cada dia que passa e saborear os bons momentos ao lado daqueles que consideramos especiais.

É preciso saber evitar o sofrimento, mas nunca esquivando-se dele a ponto de perder a felicidade...